Publicado por: Sidnei | domingo, 7 fevereiro 2010.

Carretera Austral

05, 06 e 07/02

Optamos por seguir viagem pelo Chile, passando pela Carretera Austral, estrada de rípio por entre a Cordilheira dos Andes. Seguimos nesta estrada da cidade de Chile Chico até Puerto Ramírez. No início deste trecho, enquanto margeávamos o Lago General Carrera, nos deparamos com uma vista realmente fascinante… A diversidade de tons que as águas do lago produzem em contraste com a luz do sol e sombra da cordilheira é de tirar o fôlego. A estrada é bem sinuosa e percorre as encostas desta cadeia de montanhas que tem uma vegetação densa, típica de regiões frias. O tempo estava um pouco nublado mas os poucos momentos de raios do sol, considerando que já se passava das 19h, nos proporcionou este fascínio.

Seguimos até Puerto Guadal, onde pernoitamos em um chalé. Tivemos a oportunidade de apreciar a culinária desidratada (indicação dos nossos amigos Maduro e Marcelo, da TAZ logistic) que estava muito boa: carne, arroz com ervas, feijão, batatas gratinadas e ovos… Foi fome, muita fome!!!

Acordamos com uma chuvinha que permaneceu por quase todo o dia. Nosso caminho ainda era pela Carretera: muito rípio (cascalho), margeando rios, passando por inúmeras pontes e cachoeiras, subindo e descendo entre os vales. Neste dia rodamos 293km em 7h de viagem e pernoitamos em Coyhaique.

No dia 07 também acordamos com chuva. Desta vez mais intensa e não cessou em nenhum momento. Foi o dia mais cansativo na carretera, apesar da paisagem maravilhosa. Estrada estreita, com alguns buracos, muito cascalho e chuva, que atrapalhou muito, pois tornou o trecho de 470km, que fizemos em 10h, tenso e entediante. Paramos poucas vezes para fotos… Um dos únicos momentos em que decidimos fotografar, foi quando estávamos atravessando o Parque Nacional Queulat e que todas a máquinas estavam sem pilha ou bateria. Este parque é uma reserva natural de mata fechada dentro da Cordilheira, tem a estrada mais estreita do que as demais e a vegetação diferente do que já havíamos visto. A maior atração deste parque é o Vestigueiro Colgante, uma geleira presa no alto, entre montanhas, que ao descongelar, forma duas quedas d’água. Impressionante!!

Seguimos até a cidade de Futaleufu, na fronteira com Argentina, onde pernoitamos depois de conseguirmos entender que a diária da pousada eram 6 mil pesos por pessoa e não 100 mil. Esta confusão nos vez pensar em dormir dentro do carro… rimos muito deste fato. (100.000 Pesos chilenos = 374 Reais!)

Ter passado três dias percorrendo a Carretera Austral foi muito bacana, pois quando a paisagem se tornava repetitiva, as características mudavam e nos surpreendiam. Há pequenos vales com muitos cursos d’água e vegetação bem diferente ao longo da diferentes altitudes. A chuva que prejudicou um pouco a nossa percepção… Mais aventureiros do que nós eram os inúmeros ciclistas que estavam fazendo este mesmo percurso…

Liana

Ponte sobre o Lago General Carrera, Chile.

Lago General Carrera, Carretera Austral, Chile.

Lago General Carrera, Carretera Austral, Chile.

Lago General Carrera, Carretera Austral, Chile.

Margem da Carretera Austral, Chile.

Carretera Austral, Chile.

Carretera Austral, Chile.

Geleira Vestigueiro Colgante e suas duas quedas, Parque Nacional Queulat, Chile.

Detalhe de uma das quedas da Geleira Vetisgueiro Colgante, Parque Nacional Queulat, Chile

Trilha pelo Parque Nacional Queulat, Chile.


Deixe um comentário

Categorias